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A importância do uso do uniforme na educação infantil

É necessário compreender a sua importância, primeiro como regra e depois como benefício para os alunos. Usar o uniforme é um benefício que gera bem-estar para toda a comunidade escolar.

O Seu uso traz diversas facilidades em casa e na escola, como, por exemplo, evitar transtornos pela escolha de roupas, além do desgaste do uso diário. Dessa forma, as roupas são usadas para outros momentos especiais.

"O uniforme  é como se fosse a etiqueta da instituição"

O uniforme ajuda a criança a diferenciar e compreender as demandas dos diversos ambientes, entendendo que quando está uniformizada, inicia sua rotina escolar, onde existem regras e pessoas distintas do ambiente familiar que estarão disponíveis para acolher, brincar, estimular e estabelecer limites específicos.

Além disso, quando todas as crianças estão vestidas igualmente, evita-se a disputa pela "roupa mais bonita". Também deixa clara a diferença entre uma roupa de passeio, o pijama para dormir e o uniforme.

Para que não seja extraviado é importante que todas as peças estejam identificadas. Existem etiquetas laváveis para ajudar nessa identificação.

Ao ter o emblema do colégio, o uniforme passa a ser uma vestimenta padronizada, evidenciando a identidade visual da escola, reflectindo a sua filosofia.


10 razões para deixar de gritar com o seu filho

1. O acto de gritar não é uma estratégia de educação parental, mas sim um descontrolo emocional dos pais, que gritam porque estão irritados, frustrados, impacientes e não sabem o que fazer para alterar o comportamento da criança no momento.

2. Acreditar que "o meu filho só me ouve quando eu berro com ele" não permite reflectir e procurar alternativas educativas mais eficazes para lidar com o problema de forma calma, firme e eficaz.

3. As dificuldades em fazer-se ouvir pela criança, em lidar com as emoções que isso lhe provoca e recorrer aos berros provoca desgaste físico e psicológico.

4. Berrar/gritar tem efeitos negativos no ambiente familiar, que se torna tenso; prejudica a vinculação e relação pai-filho e tem um impacto negativo no desenvolvimento da criança.

5. A criança estará mais atenta à forma como está a falar com ela (aos gritos) do que ao conteúdo da sua comunicação (o que lhe diz) e só vai parar o que esta fazer quando ouve os pais berrarem, por temer uma reacção mais agressiva do adulto.

6. Quando não conseguimos lidar com as emoções, um tom de voz alterado pode fazer-se acompanhar de palavras injustas e até de agressividade física, por vezes.

7. Comunicar, fazer pedidos ou dar ordens recorrendo aos berros provocará na criança uma reacção mais impulsiva e desafiante.

8. É uma prática contraproducente, que é ineficaz a longo prazo, uma vez que a criança passará a ignorar os berros, instalando-se rapidamente um ciclo vicioso.

9. A criança estará a aprender formas desadequadas de comunicação. Facilmente passará também a berrar em casa e este comportamento pode generalizar-se para outros contextos, como a escola, por exemplo.

10. Ao contrário de estratégias parentais eficazes, berrar não ajuda a criança a aprender a lidar com as suas emoções desagradáveis, nem a desenvolver a capacidade de resolução de problemas, empatia, respeito ou colaboração.

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